sábado, 14 de maio de 2011

Perdi meus documentos!!! E agora?

   Quem já passou por isso sabe a aflição e o trabalho que dá para providenciar novos documentos, além disso tem o fato de que alguém pode se apropriar deles para praticar estelionatos comprando coisas em nome  daquele que está sem os seus documentos. Já dá para imaginar a dor de cabeça que será tentar desfazer essas compras e etc, ou seja, até explicar que "focinho de porco não é tomada" muita coisa ruim poderá ter acontecido.
  

  Segue abaixo algumas dicas para diminuir ao máximo os riscos de sermos lesados pela eventual perda dos nossos documentos, aliás, elas servem também para o caso de ter havido furto. Vamos ao passo a passo:

1º - Faça um boletim de ocorrência (B.O.), pode ser feito pela internet;

2º - Se for o caso, comunique este fato ao banco onde você tem conta, ou seja, informe que está sem o cartão de crédito, sem o cartão da conta corrente, etc;

3º - Informe ao SPC e avise a Serasa também;

4º - Providencie a 2ª via desses documentos o mais rápido possível e

5º - Ande com uma cópia do BO e tenha o cuidado de guardar os comprovantes desses contatos (banco, SPC e Serasa) para, se for o caso, provar que você fez tudo certinho.


Links úteis:

B.O. pela internet, para o Estado de São Paulo clique aqui 

SPC  clique aqui

Serasa clique aqui


  Seguindo essas dicas, dificilmente a pessoa será lesada pelo uso indevido do seus documentos/nome.



4 comentários:

  1. Muito ùtil são as informações citadas acima, você poderia postar algo sobre direitos e o que podemos chamar d e"não -direitos" de quem tem o nome sujoe quais providências tomar!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e também pela sugestão! Vou pensar no assunto e provavelmente logo postarei algo sobre a questão de quem tem o nome negativado no SPC e Serasa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito úteis as informações!
    Muito obrigada pela ajuda, Guilherme!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi , estou preocupado pois perdi meus documentos tambem RG e CPF !vou fazer isso ai , obg

    ResponderExcluir